Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

26 de abril de 2016

Dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial

No dia 26 de Abril é comemorado o Dia Nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial, um mal silencioso que atinge 25% da população brasileira. A melhor maneira de descobrir se você é hipertenso é aferindo a pressão com regularidade, no mínimo uma vez por ano. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal, ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8.

Alguns fatores específicos podem causar a hipertensão como, por exemplo, o sobrepeso e a obesidade, assim como a ingestão excessiva de sal e o sedentarismo. E apesar de não ser uma doença exclusivamente genética, se é mais comum na sua família, a pessoa sofre um risco aumentado de ter pressão alta.

Como combater a hipertensão arterial:

• Praticar atividades físicas regularmente;

• Procurar manter o peso ideal (evitando o sobrepeso e a obesidade);

• Adotar uma alimentação saudável, diminuindo sal e frituras e aumentando frutas, legumes e verduras.

O que evitar:

• Consumo excessivo de álcool;

• Cigarro;

• Estresse;

• Excesso de sódio, nutriente que regula a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células, e quando há excesso ocorre uma alteração no equilíbrio entre esses líquidos, sobrecarregando o coração e os rins, o que pode levar à hipertensão;

- Veja onde o sódio é mais presente e deve ser restrito na sua alimentação:

- Sal de cozinha | Sal comum - Macarrão instantâneo - Lasanha congelada - Caldo de carne - Caldo de galinha - Presunto - Mortadela - Salame - Chouriço - Salgadinhos em geral (Batatas fritas de pacote, amendoins salgados, castanha de caju salgada etc).

 

nossas unidades

Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas: Contagem

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas JK, Contagem