Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

15 de janeiro de 2014

Conheça mais sobre hipertensão e quais cuidados podem ser adotados

A hipertensão é caracterizada pelo aumento sistemático da pressão arterial, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados, a pressão sobe.

A hipertensão pode causar danos aos vasos, ao coração, aos rins e ao cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina (dor no peito) que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o rompimento leva ao AVC, que pode ser isquêmico, quando a pressão alta favorece o entupimento de algum vaso, e o hemorrágico, quando as artérias podem se romper, levando à formação de coágulos. Já nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos, que leva a pessoa a precisar fazer hemodiálise ou transplante. Todas essas situações são muito graves, mas podem ser evitadas com o tratamento adequado, acompanhado pelo médico.

A hipertensão pode surgir em qualquer perfil de pessoa e está presente em 25% da população adulta brasileira. Entre crianças e adolescentes, este índice é de 5%. .

Por se tratar de uma doença grave, a hipertensão responde por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
Para que o hipertenso consiga evitar as consequências da doença é imprescindível que o paciente conheça a sua condição e mantenham-se em tratamento, cuidando para que a pressão esteja sob controle.

Confira algumas dicas para evitar a hipertensão:

1 - Meça a pressão pelo menos uma vez por ano;
2 - Pratique atividades físicas regularmente;
3 - Mantenha o peso ideal, evite o excesso de peso;
4 - Adote uma alimentação saudável, com pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
5 - Limite o consumo de álcool;
6 - Evite o cigarro;
7 - Nunca pare o tratamento, pois ele é para a vida toda;
8 - Siga rigorosamente as orientações do seu médico;
9 - Evite o estresse e disponibilize tempo para o lazer.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim