Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

28 de janeiro de 2016

UPA JK cumpre seu papel de oferecer assistência com qualidade

Há cinco meses, quando a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) JK foi inaugurada em Contagem, Minas Gerais, sob gestão da Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ), por meio de contrato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), havia entre a população um clima de expectativa em relação à qualidade do atendimento que seria oferecido. Hoje, esta expectativa transformou-se em elogios e agradecimentos. Um exemplo pode ser constatado no depoimento da autônoma Angela Oliveira, de 44 anos, moradora de Betim, que procurou a unidade após sofrer um corte.

- Fui muito bem atendida por toda equipe. Fui examinada, fiz Raio-X e depois fui encaminhada à sutura. Achei o atendimento rápido e a estrutura da unidade muito bem organizada - relata.

A UPA JK soma quase 65 mil atendimentos médicos, entre clinica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia. Um diferencial é que a unidade é a primeira do município a contar com serviço de emergência odontológica, disponível de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e 24 horas nos fins de semana e feriados. Cerca de mil pacientes já receberam atendimentos odontológicos na unidade. Na parte de exames, foram realizados mais de 18,5 mil Raio-X.

- Quando inauguramos a UPA, tínhamos como desafio montar uma equipe que estivesse comprometida com a qualidade da assistência que oferecemos em todas as unidades geridas pelo OSS HMTJ. Para isso, investimos constantemente em treinamentos dos nossos multiprofissionais e estabelecemos os fluxos de trabalho junto às equipes, visando sempre a segurança do paciente. Hoje, podemos nos orgulhar do nível de qualidade que alcançamos, que está à disposição da população, que, até então, sofria com uma enorme demanda reprimida - explica o diretor médico da UPA, Gustavo Campos.

Estrutura - A unidade é composta por 6 consultórios médicos e a sala vermelha dispõe de 6 leitos de emergência. Já a sala amarela tem 32 leitos de observação, sendo 24 adultos e 8 pediátricos. A UPA conta com sala de gesso, sala de sutura, farmácia e serviço social. Na parte destinada aos exames, a unidade dispõe de sala de Raio-X e sala de eletrocardiograma.

Entre as especialidades disponíveis para atendimento estão clínica médica e cirúrgica, pediatria e ortopedia. A equipe é formada por 8 médicos plantonistas 24 horas, de segunda à segunda. Também compõem a equipe enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, técnico de segurança do trabalho, assistente social, dentista, auxiliar de dentista e administrativo.

Classificação de risco e humanização - A gestão implementada pela OSS HMTJ privilegia a oferta de um ambiente seguro ao paciente, com equipe preparada para receber e classificar o enfermo, de acordo com a gravidade de cada caso, e conduzi-lo à melhor assistência.

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim