19 de julho de 2013
Cinco dias após completar um ano de funcionamento, Hospital da Mãe registra recorde de nascimentos com 30 partos realizados
Apenas cinco dias após completar o primeiro ano de funcionamento, o Hospital e Clínica da Mãe de Mesquita comemora mais uma importante marca. No último dia 19, a unidade registrou o maior número de nascimentos em apenas um dia, com 30 partos realizados, sendo 23 normais e sete cesáreas - sem que tenha sido registrada nenhuma complicação fetal. Esse recorde é um indicativo importante do papel que hospital exerce a população da Baixada Fluminense. Hoje, a unidade supera a marca de 500 partos e 7,5 mil atendimentos mensais.
- O crescimento contínuo no número de procedimentos no Hospital da Mãe reflete a confiança que a população da Baixada deposita no atendimento que oferecemos aos usuários do SUS - afirma o coordenador da obstetrícia, Philippe Godefroy.
No último mês de maio, a pesquisa de avaliação dos serviços do hospital feita pela Ouvidoria indicou que 98% das pacientes aprovaram o atendimento recebido. A pesquisa ouviu 268 mulheres. Ao completar um ano no último dia 14, o Hospital e Clínica da Mãe somava 4.189 partos, 59.547 consultas e 124.775 exames realizados.
O foco desde a inauguração sempre foi o acompanhamento completo da mãe - do pré-natal ao parto e puerpério. São 70 leitos de internação, 8 leitos de UI Neonatal e 12 salas de PPP, além de leitos de recuperação pós-anestesia, assistência aos recém-nascidos e centro cirúrgico. Durante a gestação, as mulheres passam por consultas com os obstetras, realizam exames de imagem e laboratório, recebem orientação multidisciplinar de cuidados com o bebê, além do incentivo à amamentação.
Pioneirismo - Alguns dos serviços oferecidos às pacientes são pioneiros no país como o uso de óxido nitroso para analgesia de parto. Muito usada na Inglaterra, a técnica anestésica traz grande conforto às mulheres durante o trabalho de parto. Outro serviço de destaque é a fisioterapia durante o pré-natal, indicada para diminuir a dor e os problemas de circulação relacionados à gestação. As pacientes passam por uma avaliação de multiprofissionais e, quando há indicação, fazem exercícios de fisioterapia, pilates, respiração, massagens e são orientadas sobre os cuidados com as atividades diárias.