Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

28 de novembro de 2013

Câncer de pele pode ser evitado com cuidados simples

O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, com estimativa de 134 mil novos casos por ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele é mais frequente em pessoas de pele e olhos claros, de cor de cabelos loiros ou ruivos, porém qualquer pessoa está suscetível a desenvolver a doença pela constante exposição ao sol, sem proteção adequada. Outro fator que pode contribuir para o surgimento do câncer é o componente genético.

- Evitar a exposição solar entre 10h e 16h, sem proteção adequada é o principal cuidado que todas as pessoas devem ter para evitar o câncer de pele. O ideal é utilizar um filtro solar de, no mínimo, fator 30, e este deve ser reaplicado várias vezes ao longo do dia, mesmo em dias nublados e chuvosos. Quando as pessoas vão à praia ou à piscina, o ideal é reaplicar o filtro solar após mergulhar, além de usar viseira ou boné e guarda-sol - explica a pós-graduada em dermatologia, Danielle Medeiros, que trabalha como médica rotina na UPA Copacabana.

Sintomas - Os canceres de pele são divididos em melanoma e não melanoma. Os melanomas têm como característica uma mancha escura, que costuma ser irregular, com aumento de tamanho e alteração da sua forma. Já os não melanomas são uma lesão na pele de cor perolada que por vezes sangra espontaneamente e não regride.

Para Danielle, o autoexame é fundamental e as pessoas devem procurar ajuda médica se sentirem algum sinal que tenha mudado de tamanho, forma ou cor, ou se surgir alguma lesão que antes era desconhecida.

Tratamento - Após avaliação médica, se for diagnosticado um câncer melanoma, será necessário à retirada total da lesão, por meio de cirurgia, seguida de uma investigação de possível metástase. Com um diagnóstico precoce, a chance de cura do câncer melanoma e não melanoma é de quase 100%.

 

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim