05 de setembro de 2013
Arte e alegria para melhorar o atendimento de pacientes
Refletir sobre a relação de cuidado entre profissionais de saúde e pacientes é o que propõe a oficina ministrada pelo grupo Roda Gigante. Usando jogos e brincadeiras presentes no treinamento dos palhaços, os artistas compartilham suas experiências, vindas das enfermarias pediátricas em que atuam, com profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros e copeiros, que trabalham nas unidades de saúde geridas pela OSS HMTJ. A primeira oficina foi realizada em junho, na UPA Copacabana.
- A relação de confiança entre pacientes e profissionais de saúde é muito importante para o sucesso do tratamento e isso é possível com profissionais bem qualificados e que também saibam estabelecer um contato mais humanizado - explica a coordenadora de enfermagem da UPA da Tijuca, Frances Tavares.
O grupo Roda Gigante trabalha há quatro anos levando arte, alegria e otimismo às enfermarias pediátricas de hospitais públicos cariocas e compartilha experiências com profissionais de saúde. Os artistas promovem também oficinas para jovens de comunidades próximas às unidades onde atuam.